Thursday, July 17, 2008

Lyon Confluence


Fonte: http://www.aroots.org/

Vou visitar o Projeto Lyon Confluence na segunda semana de Agosto e analisar o projeto segundo uma lista de critérios e parâmetros que eu estou montando.
Lyon é um dos meus estudos de caso.

No site do projeto, o texto de abertura diz:

"Lyon Confluence, major urban project"

"Long given over to industry and transport, this territory to the south of Lyon's Presqu'île district is now undergoing radical change. Reclaimed in the past from the Rhône and Saône, the site is now returning to its riverbanks and natural setting, with ongoing development highlighting a remarkable space and its unique landscapes. Ultimately the project will double the area of Greater Lyon's hypercentre : a rare achievement in Europe, a real challenge for the metropolis and a great opportunity for residents."

O plano Lyon Confluence deve ser realizado em três fases:

  • Fase 1 (2003–15): Nesta fase do projeto uma área de 41 hectares de área será replanejada. Com essa mudança, um novo bairro surgirá, próximo ao centro da cidade de Lyon. Em 2009 pretende-se liberar os setores Place Nautique e Place d'Archives.
  • Fase 2 (em estudo): A segunda fase deverá envolver um território de 20 a 25 hectares, onde hoje encontra-se o mercado atacadista e uma linha de trem ainda em uso. Paralelamente, as prisões serão removidas da área em 2009-10.
  • Planejamento a longo prazo (2025/2030): a longo prazo, a uniformidade, a altura e a densidade dos blocos deverão estar em conformidade com o resto das edificações da península, assim como a diversidade das funções oferecidas pelos prédios. Os rios, as áreas verdes, as docas, os cais e as bacias internas deverão formar uma extensa rede verde/azul, que, além de diferenciar o Rhône do Saône, garantirá uma unidade ao conjunto e aumentará o apelo a espaços e paisagens públicas. A essa altura, graças aos novos contornos rodoviários e ferroviários de Lyon, a auto-estrada terá sido redesenhada e as linhas férreas reduzidas.

2 comments:

erikinha said...

Dani,
Parabéns pelo blog!
Muito boa a sua idéia de dividir as suas descobertas!
Beijocas,
Chen

Fénix Santiagra, The White Angel - Witch said...

Olá, desculpe intrometer-me, mas estou a realizar um trabalho sobre Lyon Confluence, para uma disciplina que se chama Materiais e Construções, será que me poderia fornecer alguma matéria? obrigada :)