Tuesday, July 15, 2008

A harmonia de um lugar

A harmonia gerada pela composição espacial de um determinado lugar é uma qualidade que distingue um determinado espaço de outros que não são capazes de transmitir a mesma coerência. Nem todos os espaços são igualmente verdadeiros e coerentes com a sua própria natureza - assim como nem todos os seres humanos são verdadeiros e coerentes com si mesmos. Por isso, ao encontrar espaços ou pessoas que transmitem essa coerência, sentimos-nos bem.

E para isso não é preciso ter lido livros ou freqüentado cursos. Não é preciso nenhum exercício mental. Sem qualquer esforço, qualquer pessoa é capaz de perceber essa coerência imediatamente, como se já a conhecêsse há muitos e muitos anos e só precisasse de um sinal para relembrar-se de que ela existe.

Num lugar capaz de transmitir harmonia, vivenciamos o que se pode chamar de paz: tudo está no seu devido lugar. Não há nada forçado, tenso, deslocado, preso ou artificial; pelo contrário, a mensagem que é captada por qualquer ser humano que encontra-se num lugar harmônico diz:

equilibrado
generoso
franco
aberto
vivo
justo
livre
fluido
flexível
inteiro
coerente
inspirador
sereno
perfeito

Como qualquer ser humano pode reconhecer um espaço harmônico, numa tempestade de idéias (brainstorming) eu poderia facilmente reunir mais palavras que ajudariam a iluminar outros aspectos que são incitados por esta qualidade do lugar e que eu não citei aqui.

O que eu estou chamando aqui de harmonia, Christopher Alexander denominou a qualidade sem nome: "verdade essencial que satisfaz as necessidades humanas e inclui aspectos como perfeição, harmonia e adaptabilidade”.

1 comment:

ricardo appelt said...

parabens palavras sabias, sou estudante de arquitetura e tirei umas ideias bem interessantes, obrigado.