Tuesday, February 5, 2013

Roda Viva | Jorge Wilheim | 04/02/2013



Ontem, no RodaViva, o Jorge Wilheim falou, entre outros assuntos, sobre os rios de São Paulo. Quem perdeu, pode conferir aqui. Começa em 24:58 (o plug-in para o vídeo iniciar direto nesse ponto da entrevista parece que não está funcionando).

Comentários meus (rápidos, pois estou na correria):

- de fato a estratégia de tratamento de esgoto na cidade hoje é ultrapassada, não atinge a raiz do problema  (construir dutos, dutos e mais dutos não vai resolver)

- a poluição dos rios urbanos em São Paulo é um problema central, mas eu diria que ainda mais central é o problema da falta de vontade política para melhorar a relação entre os rios e os cidadãos (a Raquel tocou nesse assunto)

- meio chato o Jorge não ter nem citado o nome do Ruy Ohtake ao falar do projeto original do Projeto Ecológico do Tietê de 1976. Ele só mencionou o Burle Marx (quem eu respeito muitíssimo e sobre quem eu já escrevi aqui algumas vezes), mas foi o Ohtake que ganhou o Premio Bienal de Arquitetura no "X Congresso Brasileiro de Arquitetura" em 1979

- ainda não sei muita coisa sobre o Projeto do Arco do Futuro... quero ainda fazer um post sobre isso, mas antes preciso conhecer melhor o plano. Pelo que sei, está prevista a ampliação das faixas da Marginal (o que é um tiro pela culatra, como o Jorge comenta na entrevista), a substituição da rede elétrica aérea para subterrânea, a construção de mais piscinões (já escrevi sobre isso várias vezes, mostrando que não resolve o problema e cria novos problemas), e a implantação de corredores residenciais/comerciais. Eu espero que os rios Tietê, Pinheiros, Tamanduateí e Aricanduva possam ser verdadeiramente integrados ao tecido urbano — o que não ocorre hoje — e que os projetos sejam ousados e inovadores, ao invés de manter o modelo de avenida de fundo de vale, que separou a cidade das potencialidades da sua hidrografia.

Bom, divirtam-se com o vídeo.

- - -

PS.: Acabei de ver que o Fernando de Mello Franco é o novo Secretário de Desenvolvimento Urbano de SP (morando fora do país essas notícias nem sempre são notadas tão prontamente :) ). Bom saber que tem gente assim na nova gestão. Esse é um cara que estudou a história da urbanização das várzeas de SP com critério... é um cara com bagagem. Quem quiser discutir  Temas Urbanos e a Revisão do Plano Diretor da Cidade de São Paulo, pode ir na reunião do próximo dia 19 de fevereiro. Eu estarei lá com certeza. Aqui o link: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/24114